domingo, 25 de abril de 2021

HOMENS QUE FORAM CONVERTIDOS TENTANDO REFUTAR A BÍBLIA - WILLIAM MITCHELL RAMSAY (1851-1939)

 



HOMENS QUE FORAM CONVERTIDOS TENTANDO REFUTAR A BÍBLIA - WILLIAM MITCHELL RAMSAY (1851-1939)

William Ramsay foi um renomado arqueólogo e estudioso do Novo Testamento da Escócia. Ele foi nomeado ‘Sir’ pela coroa britânica por seu trabalho em arqueologia.

Ele foi criado e educado como ateu e, como brilhante estudante na Universidade de Aberdeen, na Escócia e na Universidade de Oxford, na Inglaterra, sentou-se aos pés de teólogos modernistas e céticos que não acreditavam na Bíblia. Supunham que a Bíblia não é historicamente precisa e que contém uma grande parte da mitologia. Pensavam que o livro de Atos não foi escrito até 150 d.C., cerca de um século após ocorrerem os eventos que o livro descreve.

Quando Ramsay iniciou suas pesquisas arqueológicas e históricas na Ásia Menor, no início de 1881, ele esperava e tinha esperanças de encontrar mais evidências contra a Bíblia. Em vez disso, ele descobriu fato após fato que apoiavam a Bíblia. Ele finalmente concluiu que o livro de Atos foi escrito durante a vida dos apóstolos e que é historicamente preciso. Suas descobertas o levaram à sua conversão ao cristianismo.

“Ele passara anos deliberadamente se preparando para a tarefa anunciada de encabeçar uma expedição de exploração à Ásia Menor e à Palestina, onde ele acreditava que acharia a evidência de que o Livro de Atos era o produto de monges ambiciosos e não o livro do céu que afirmava ser. Ele considerou a história das viagens de Paulo como o ponto mais fraco em todo o Novo Testamento. Essas viagens nunca haviam sido investigadas minuciosamente. Equipado como nenhum outro homem, ele foi para o lar, a terra natal, da Bíblia. Lá ele passou quinze anos cavando. Depois disso, em 1896, ele publicou um grande volume, São Paulo, o Viajante e o Cidadão Romano. …O livro causou um furor de consternação entre os céticos do mundo inteiro. Sua atitude era totalmente inesperada porque era contrária à intenção anunciada pelo autor em anos anteriores. Por mais de vinte anos, livro após livro do mesmo autor vieram a ser impressos, cada um preenchido com evidências adicionais da veracidade exata e minuciosa de todo o Novo Testamento, testadas por suas minuciosas escavações. E estes livros têm resistido ao teste do tempo, nenhum deles tem sido refutado, nem tenho encontrado até mesmo qualquer tentativa de refutá-los.” (Josh McDowell, A Nova Evidência Que Exige Um Veredito, p. 62).

Ramsay testemunhou:

“O atual escritor considera que a história do médico Lucas é insuperável em relação à sua confiabilidade. Neste ponto estamos descrevendo quais as razões e argumentos mudaram a mente de alguém que começou com a impressão de que a história havia sido escrita muito depois dos eventos e que era indigna de confiança como um todo.” (A Confirmação da Recente Descoberta Sobre a Confiabilidade do Novo Testamento, 1915).

Por David Cloud
Publicado pela Way Of Life Literature em o7 de abril de 2014.
(traduzido por Miguel A. Maciel, 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.