Apresentamos aqui algo acerca dos mais maravilhosos e proveitosos
princípios que nos levam a um correto entendimento espiritual da posição e da
condição do crente diante de Deus. A ignorância que existe acerca destes pontos
é algo que entristece, já que a má compreensão da posição e condição do cristão
diante Deus pode resultar em confusão e falsas doutrinas.
Certa vez perguntaram a um pregador se determinada forma de agir de um
crente alteraria seu estado diante de Deus. - Sim - respondeu ele - afetará a sua
condição, mas não a sua posição perante Deus. O que quer dizer isto?
Conduziremos o leitor às passagens da Palavra de Deus que tratam deste assunto
tão importante. Primeiramente citaremos três passagens que falam da nossa POSIÇÃO
diante de Deus:
"Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho
anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis."
(1 Co 15.1.)
"Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso
Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na
qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus."
(Rm 5.1,2.)
"Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi abreviadamente,
exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual
estais firmes." (1 Pd 5.12).
A posição do convertido é tal como Deus o vê em Cristo Jesus. Por
conseguinte, o crente se encontra, diante de Deus, em toda a perfeição de
Cristo Jesus. E como Deus vê a Seu Filho amado? Sem defeito, sem mancha, sempre
perfeito. Como Deus nos vê? Em Cristo Jesus nos vê salvos, lavados com o Seu
sangue e também sem defeitos, sem manchas e para sempre perfeitos.
Já que nossa "vida está escondida com Cristo em Deus" (Cl
3.3), temos muitas prerrogativas tais como a de não sermos chamados a juízo
por nossos pecados e a certeza assegurada de que o Senhor nos guardará para o
bendito dia da Sua vinda e ressurreição dos que são Seus. Esta confiança está
clara nas palavras do apóstolo Paulo a Timóteo: "porque eu sei em
quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito
até àquele dia" (2 Tm 1.12).
Vejamos, pois, qual é a condição do crente. Citaremos primeiro cinco passagens
que se referem à nossa CONDIÇÃO espiritual:
"E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo, para
que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios. Porque a
ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado.
Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus."
(Fl 2.19-21.)
"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a
contentar-me com o que tenho." (Fp 4.11).
"Tíquico, irmão amado e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos
fará saber o meu estado." (Cl 4.7).
"Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.
Assim me embruteci, e nada sabia; era como animal perante Ti. Todavia
estou de contínuo contigo; tu me seguraste pela minha mão direita." (Sl
73.21-23)
"Porque receio que, quando chegar, vos ache como eu não quereria,
e eu seja achado de vós como não quereríeis: que de alguma maneira haja pendências,
invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; que,
quando for outra vez, o meu Deus me humilhe para convosco, e chore por muitos
daqueles que dantes pecaram, e não se arrependeram da imundícia, e
prostituição, e desonestidade que cometeram." (2 Co 12.20,21.)
Qual é a condição do crente perante Deus? É tal como Ele nos vê em nossa
vida diária. Como andamos? Falhamos a cada passo e sempre temos que ser
disciplinados e corrigidos. Pecamos em palavras, em atos e em pensamentos,
sendo tentados, atraídos e alimentados por nossa própria concupiscência (Tg
1.12-16). Além disso pecamos muitas vezes por não fazer o que devíamos, ou seja,
por negligência (Tg 4.17).
A Palavra de Deus não estaria completa se nos ensinasse tão somente como
ser salvos, sem nos mostrar também como deveríamos andar depois de convertidos
a Cristo. Recomendamos, pois, ao crente que tiver dificuldade em compreender
isto, que faça a si mesmo esta pergunta quando ler algo em sua Bíblia:
"Este versículo fala de minha posição ou de minha condição perante
Deus?".
Como existe uma grande diferença entre ambos os gêneros, convém
esquadrinhar mais as Escrituras para chegar a melhores conclusões. Tomemos como
exemplo 1 Coríntios 1.2, onde o apóstolo se dirigiu aos crentes chamando-os de "santificados
em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o
Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso" enquanto no
capítulo 3.3, os qualificou de "carnais", pois, "havendo
entre vós inveja, contendas e dissensões". Na primeira parte, ao
chamá-los"santificados" (separados) por Ele e para Sua glória,
se está considerando a posição perante Deus. Mas o seu modo de andar, ou seja a
sua condição estava sujeita à crítica construtiva do apóstolo Paulo, pois os
encontrou completamente"carnais" e andando "segundo os
homens", pelo que necessitavam ser corrigidos e exortados.
Também em Colossenses 2.10 lemos: "E estais perfeitos nEle".
Isto se refere à posição perfeita que cada crente tem em Cristo. Jamais
poderíamos "melhorar" uma posição tão privilegiada pois o crente já é
completo nEle. Mas, lamentavelmente o nosso modo de andar, ou condição, não
está no mesmo nível de nossa posição, pois jamais poderemos dizer que estamos
sem pecado (1 Jo 1.10).
No que se refere à posição atual dos crentes perante Deus, Ele sempre os
contempla como se já estivessem na glória. Em Efésios 2.6 esta verdade tão
preciosa nos é confirmada: "e nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez
assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus". Sublime benção! Mas
Colossenses 3:5 nos exorta, quanto a nossa condição terrenal, admoestando-nos a
mortificar os "nossos membros que estão sobre a terra". Assim vemos
que os crentes ao mesmo tempo se situam no Céu (sua posição) e na terra (sua
condição).
A epístola de Paulo aos Efésios é a porção mais extraordinária de toda a
Bíblia naquilo que se refere à posição e condição do crente. A epístola se
divide em seis capítulos. Os três primeiros tratam da nossa posição nos lugares
celestiais em Cristo, e terminam com a palavras "Amém", ao final do
capítulo 3. "Amém" significa "Assim seja". A segunda parte
da epístola, começa com a palavra "andar": "Rogo-vos, pois,
eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação a que fostes
chamados". (Ef 4.1.) E é a nossa condição que é tratada nos três
capítulos finais da epístola.
É óbvio que existe na Palavra de Deus muito mais instruções referentes à
condição do crente perante Deus do que à sua posição perante Ele. Assim deve
ser, pois sua condição é terrenal e temporária enquanto que a sua posição
é celestial, eterna e perfeita. Cristo, em Sua morte na cruz do Calvário, a fez
assim. É o dom gratuito de nosso Deus para pobres pecadores como nós. Devemos
ser "um povo zeloso de boas obras" (Tt 2:14), não para que
sejamos salvos, mas porque já somos salvos.
É o desejo constante do Pai (o Espírito Santo atua também continuamente
com igual propósito), que nossa condição esteja sempre em conformidade com
nossa posição gloriosa e celestial. (Rm 6.12-14 e 2 Tm 2.21,22)
Autor desconhecido
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